segunda-feira, 26 de maio de 2014

gnocchi de abóbora #passoapasso


Essas belezinhas ficam prontas em poucos minutos, se você tiver um pote de abóbora assada na geladeira - o que SEMPRE vale a pena! 

Ficam ótimos com molho de gorgonzola, e se gostar de carne de porco, molho de tomate com linguiça e um toque de erva doce é um casamento perfeito!

 
 



gnocchi de abóbora
4 porções

  • 400g abóbora assada 
  • de 180 a 200g de farinha de trigo + um pouco para polvilhar
  • 1 ovo pequeno
  • 3 colheres (chá) de sal
  • uma pitada de noz moscada ralada na hora

Em uma tigela média, bata ligeiramente o ovo, adicione o sal, a noz moscada, o purê de abóbora e misture tudo. Adicione a farinha e mexa apenas o suficiente para formar uma bola. Não adicione mais farinha; a massa ainda estará úmida, esse é o caminho. Polvilhe uma superfície limpa com farinha, coloque a bola de massa e achate-a com as mãos, de leve. Polvilhe um pouquinho de farinha por cima e faça tiras com a massa. Corte essas tiras em quadradinhos (os meus ficaram pra lá de exagerados), boleie cada um sacolejando-o na palma da mão, ligeiramente, como se fosse um dado antes de ser jogado no tabuleiro. Se não estiver morrendo de preguiça, role cada um em um garfo ou no ralador; é um pouco trabalhoso, mas vale a pena porque o molho se agrega à massa quando essas marcas são feitas.

Ferva bastante água salgada e cozinhe-os em três ou quatro levas - não jogue todos na panela de uma vez. Quando subirem à superfície da água é porque estão prontos, então basta retirá-los com uma escumadeira e colocá-los em uma tigela com o molho. No fim, cubra todos com mais molho.

Comemos duas porções e montei as outras duas, já com molho, em um prato que pudesse ir ao forno. No dia seguinte, ralei um pouco de queijo e aqueci ambos no forno, até que a cobertura ficasse gratinada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E você, qual é a sua bandidagem?