terça-feira, 11 de junho de 2013

quiche de abóbora, alho poró e provolone + salada verde com pinhões + bolo de gengibre fresco #QuintaSemLei


A quiche ficou com uma textura diferente, por conta da grande quantidade de abóbora, mas que fez um sucesso enorme. Preparei a massa e a cobertura com antecedência e deixei-as na geladeira; me programei para montar a quiche apenas à noite, e deixá-la assando enquanto colocava a mesa, abria os vinhos, preparava a salada e desenformava o bolo. E que bolo... Como ele é muito perfumado, com um potente sabor de gengibre, uma fatia por pessoa é a porção ideal, principalmente ao lado de uma fruta fresca. Depois do jantar, cortei-o em quatro partes; três foram embrulhadas em alumínio, separadamente, e congeladas, dentro de um saco com fecho tipo zip. A outra ficou sobre a bancada, e eu já sei exatamente o que farei, nesse tempinho frio, com um bolo tão perfumado e muitas frutas sobre a bancada...

 

Para a massa da quiche, misturei 200g de farinha de trigo branca, 100g de manteiga salgada, 1 ovo e um tiquinho de água, apenas para dar o ponto sem ter de ficar mexendo muito na massa. Misturei tudo, forrei o fundo de uma forma, embrulhei-a com papel alumínio e levei-a para a geladeira.

Para a cobertura, 1 pote de iogurte, a mesma medida de abóbora assada, 2 ovos, 1 alho poró cortado em rodelas finas, uma colher de sopa de tapenade verde, noz moscada, pimenta do reino, um generoso fio de azeite e tomilho fresco; misturei tudo, cobri a tigela e deixei-a na geladeira. 

Na hora de assá-la, aqueci o forno à temperatura média, coloquei a cobertura sobre a massa, seguida de um tomate grande, cortado em fatias finas e rodelas de provolone. Delicadamente, pressionei o tomate e o queijo, para que se acomodassem junto com a cobertura. Coloquei-a para assar até que ficasse firme e dourada.

Minha mãe anda viciada em espinafre fresco, então montei uma salada com suas folhas, talos de salsão e erva doce cortado em fatias finas, tomatinhos cereja e um punhado de pinhões cozidos e descascados. Preparei o molho com mostarda, limão, tapenade verde, alho, azeite e sal; basta colocar tudo em um vidro, tampá-lo, sacudi-lo e derramar o molho sobre a salada na hora de servi-la, então é só dar uma boa misturada e levar a salada para a mesa.


Fiz uma pequena adaptação nesta receita postada pela Ana, omitindo a pimenta, substituindo o melaço por uma mistura de açúcar mascavo, mel e óleo de coco, adicionando coco fresco ralado e regando-o com cachaça e suco de laranja, o que o deixou muito úmido e me fez imaginá-lo cortado em quadrados em embrulhado em alumínio, servido gelado, como dos aniversários de criança nos anos oitenta. 

Bolo de gengibre fresco regado com laranja e cachaça
(do Ready for Dessert, de David Lebovitz; postado pela Ana)
  • 115g gengibre fresco (um pedaço do tamanho de uma banana)
  • 1 xícara de açúcar mascavo (não precisa comprimi-lo na xícara para medir)
  • 1 xícara de açúcar demerara
  • 2 colheres (sopa) de mel
  • 1/2 colher (sopa) de óleo de coco
  • 1/3 xícara de coco fresco ralado - comprei na feira
  • 1 xícara (250ml) de óleo vegetal
  • 2 1/2 xícaras (350g) de farinha de trigo integral - usei orgânica, que tem a melhor qualidade
  • 1 colher (chá) canela em pó
  • 1/2 colher (chá) cravo moído
  • 1 xícara (250ml) de água
  • 2 colheres (chá) bicarbonato de sódio
  • 2 ovos grandes, orgânicos, em temperatura ambiente 

  • 3 colheres (sopa) de cachaça - usei prata
  • raspas e suco de uma laranja pequena*

1. Pré-aqueçi o forno a 180ºC. 
2. Untei com óleo de coco uma forma redonda de 23cm e 5cm de altura, e forrei o fundo com papel manteiga.
3. Descasquei e ralei o gengibre; tanto o suco quanto as fibras vão para a massa.
4. Numa tigela grande, misturei, com um batedor de arame, o açúcar mascavo, o demerara, o mel, o óleo de coco, o coco ralado e o óleo. 
5. Numa tigela menor, peneirei a farinha integral, a canela e o cravo.
6. Coloquei a água no fogo, e quando ferveu, adicionei o bicarbonato e derramei-a na tigela do açúcar, e misturei tudo com o batedor de arame. Adicionei o gengibre, misturei, os ovos, um a um, e misturei tudo novamente.
7. Pequei a tigela menor, com os secos peneirados, e fui adicionando à massa, mexendo delicadamente, até que ficasse homogênea.
8. Despejei a massa na forma e assei o bolo por aproximadamente 1 hora, até que um palito inserido no meio saísse limpo. Tirei-o do forno e deixei que esfriar completamente antes de passar uma faca nas laterais e desenformá-lo.
9. Reguei-o com a cachaça e o suco de laranja, decorei-o com as raspinhas. 

*adoramos bolo licoroso e úmido, mas se você prefere uma textura mais tradicional, reduza para uma colher (sopa) de cachaça e 3 de suco de laranja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E você, qual é a sua bandidagem?