sábado, 15 de junho de 2013

arroz com pinhões, tomate recheado e salada de abobrinha com tahine #PassoAPasso

arroz com pinhões, talos de espinafre e pimentão
tomates recheados com bolinho de peixe
salada de agrião e abobrinha, com molho tahine


Liguei o forno na temperatura máxima e posicionei a grade embaixo do grill. Piquei duas cebolas, três dentes de alho, um talo de salsão, um pimentão pequeno, um punhado de pinhões cozidos e descascados, talos de um maço de espinafre; e refoguei tudo em um fio de azeite.

Enquanto isso, coloquei duas xícaras de água para aquecer e medi uma xícara de arroz integral. Cortei ao meio quatro tomates e retirei toda a parte interna, que foi para dentro da panela.  Temperei essa mistura com sal, mix de sementes e pimenta do reino; adicionei o arroz, mexi, a água fervendo, mexi, tampei a panela, abaixei o fogo e coloquei o timmer para quinze minutos.


Peguei um refratário, untei-o com um fio de azeite, organizei os tomates virados para cima e temperei-os com sal. Tirei do congelador oito bolinhos de peixe, coloquei-os sobre cada metade de tomate e levei o refratário para o forno.

Aqueci a chapa de ferro, no fogo máximo, e cortei uma abobrinha em rodelas; untei a chapa ligeiramente, com um fio de azeite, e dispus as rodelas sobre ela. Coloquei de molho um maço de agrião, e o timmer soou.

O arroz já estava cozido, então desliguei o fogo e deixei a panela tampada. Tirei o refratário dos tomates do forno e acomodei os bolinhos dentro das cavidades, agora que já tinham descongelado. Voltei o refratário para o forno, logo embaixo do grill, e liguei-o.

Virei as abobrinhas, enxaguei e escorri as folhas. Cortei uma cebola em cubinhos, um bom punhado de salsinha (para a salada e para o arroz) e preparei um molho com pasta de gergelim, azeite, limão, sal, alho e água para dar o ponto. 

Coloquei a mesa, peguei duas tigelinhas e comecei a montar a salada, alternando camadas de agrião, abobrinha, cebola, salsinha e molho. Voltei para mexer no arroz, que ficou mais úmido do que de costume, por conta da adição do interior dos tomates, mas estava muito saboroso. Adicionei um punhado de salsinha picada, mexi e coloquei três colheres de sopa de arroz dentro de um potinho pequeno, que usei como molde, e apertei-o levemente, virando-o sobre o prato, em seguida.  Levei tudo para a mesa e peguei uma cerveja. 
 

Guardei o restante do arroz em dois potes; um ficou na geladeira para ser misturado com ovo, pimenta, ervas frescas e queijo, e virar o recheio de um pimentão; o outro foi congelado.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E você, qual é a sua bandidagem?