domingo, 2 de junho de 2013

talos com arroz, feijão com abóbora e uma experiência de pastel de gorgonzola feito com massa fresca


Congelei esse restinho de massa com o fim libidinoso de transformá-la em algo diferente. Como estava fazendo arroz com talos, achei que seria de bom tom pronunciar as palavras pastel de queijo ao anunciar o almoço. Abri a massa com um rolo, coloquei no centro um pedaço de gorgonzola, um pouquinho da abóbora (que estava dando sopa sobre o fogão), temperei com pimenta do reino e um toque de orégano seco, para dar um arzinho mais ordinário, e fechei-a umedecendo as pontas, juntando-as e apertando-as com a ponta dos dedos. Depois, foi só colocá-los sobre a chapa aquecida à média temperatura, com um fio de azeite, e cobri-la depois de virá-la de lado, para garantir que ficasse totalmente cozida. O sabor ficou excelente, a crocância ficou ideal e o recheio não poderia ter sido melhor. O único problema foi o tamanho; a massa era muito pequena para a quantidade de recheio que coloquei, o pastel não ficou completamente fechado e o queijo vazou, formando uma tentadora telha de gorgonzola. Repetirei a dose sem a menor dúvida, cortando a massa em um tamanho maior, e tentarei congelá-los prontos. A ver...

 
 
 

Os talos de espinafre que sobraram da Quinta Sem Lei e os de couve, das trouxinhas recheadas de abóbora, foram para a panela com um fio de azeite e dois dentes de alho, cortadinhos; depois de refogados, adicionei o arroz, uma pitada de sal, um pouquinho de água, mexi, fechei a tampa, desliguei o fogo e fui aquecer a abóbora. 

 

Temperei a abóbora assada com noz moscada ralada, sementes de coentro, cominho e feno grego, sal e um pouco de molho de pimenta, e coloquei-a para aquecer. seis colheres de feijão cozido, na outra panela; depois de quente, desligo o fogo, acrescento um naco de gorgonzola, um pouquinho de água e uma pitada de sal. 

 
 

Coloquei a mesa e separei quatro potinhos. Arroz com talos em dois, abóbora no fundo e feijão por cima nos outros. Finalizei todos com tomilho fresco e um fio de azeite. Coloquei os pasteizinhos em um prato e levei tudo para a mesa, com molho de pimenta para acompanhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E você, qual é a sua bandidagem?