quinta-feira, 23 de maio de 2013

arroz empapado + bandidagem = bolinho de arroz com lentilhas


Estou com uma panela cheia de arroz com lentilhas, que planejava levar para jantar na casa de alguns amigos, mas uma sucessão de erros fez com que acabasse com um arroz empapado. Muito gosto, mas nada apresentável...

Resisto àquela vontade de gritar e jogar tudo fora; inspiro, expiro e enxergo a solução mais óbvia: transformar aquela massa em bolinhos!

Passei todo o arroz para uma tigela grande, acrescentei dois ovos ligeiramente batidos, mexi bem e fui acrescentando a farinha de arroz até que ficassem com uma textura boa para moldá-los. Provei e resolvi acrescenta uma pitada de sal e moer um pouco do meu tempero bandido. Moldei alguns como bolinhos em um formato alongados e assei-os em uma assadeira levemente untada de azeite, em forno médio, virando-os depois de dourarem de um lado. Também preenchi algumas forminhas individuais com um pouco de masa e congelei-as, embrulhadas em alumínio e guardadas e um plástico com fecho tipo zip, para os dias mais corridos.

Servi os bolinhos com salada de grão de bico, tomate, cebola, rabanete e folhas de coentro, um molhinho feito com tahine (pasta de gergelim, limão, azeite, alho, sal e água para dar o ponto), mais homus, pão libanês e folhas de rúcula.

No dia seguinte aqueci os que sobraram para o almoço, e no lugar do molho com tahine, comemos com shoyu, que temperava uma salada quente, e não foi nada mal...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E você, qual é a sua bandidagem?