sábado, 25 de maio de 2013

milagres de uma #QuintaSemLei com ares natalinos


Geralmente eu digo que não tenho nada pronto; hoje eu realmente não tenho nada! E é Quinta Sem Lei...

Chego na casa da minha mãe, abro a geladeira e encontro tomates, cebola, alho poró,  batatas, mandioquinhas e batatas doce; abro o freezer e me deparo com uma bolota, o segundo tender que assei para o Natal e não foi comido... Perfeito! Abro o armário e agarro um vidro de palmitos, para fazer o recheio da torta da minha mãe, mais uma lata de figos - hoje a velha está com sorte; ela adora isso!

Aqueço o forno e logo coloco o tender lá dentro, ainda embrulhado no alumínio, para que comece a descongelar. Coloco bastante água salgada para ferver e então cozinho todas as batatas; a mandioquinha é a última que entra na panela, apenas depois que as outras já se mostram um pouco macias, porque ela cozinha mais rápido do que as demais. Depois que todas estão cozidas, tiro as cascas com a ajuda de um garfo, aproveitando para fazer um desenho, como nestas batatas porco espinho: crocantes por fora, macias por dentro. Adiciono sal e azeite e levo-as ao forno, que a essa altura já está alto, para apressar o Sr. Tender.

Para fazer o recheio da torta de palmito, corto cebola e tomate; refogo a cebola, acrescento os tomates, mexo, acrescento o palmito, também cortado, mexo mais, adiciono uma mistura de leite com amido de milho, tempero com sal e não paro de mexer, até que alcance uma textura cremosa. Apesar de a receita da minha mãe não pedir alho poró, tive de inclui-lo porque ele já estava refogado, em uma outra panela, e não tinha para onde ir depois que desisti de servir tender com alho poró. O resultado ficou interessante, alguns adoraram, mas não colocaria alho poró no recheio de uma torta de palmito, porque seu sabor fica muito presente.

Cortei os tomates em rodelas e arrumei-os em uma travessa grande, junto com os figos, reservando um lugar no centro para o bolinha. Arrumei a mesa e esperei que as batatas terminassem de dourar. Espetei uma faca no tender e ele não só descongelou como está aquecido por dentro, então tido o alumínio e deixo que finalize, regado com uma mistura de vinho e glucose de milho, apenas para que não fique ressecado.




E, mais uma vez, deu tudo certo; principalmente porque os nossos herois apareceram com vinhos e cervejas; e eles nem combinaram...


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E você, qual é a sua bandidagem?