domingo, 28 de abril de 2013

Quibe de abóbora para #QuintaSemLei


 
Hoje é quinta-feira, Quinta Sem Lei, dia de jantar na casa da minha mãe. Adoramos essa desculpa para enfiar o pé na jaca  durante a semana, colocar o papo em dia e descobrir vinhos que agradem a nossa matriarca, o que não é fácil...

Vejamos, tenho trigo para quibe, abóbora assada e cebola, o quibe de abóbora tem sido nosso prato predileto desde que comecei a prepará-lo, e é tão fácil que não dá para pensar em preguiça. Ainda me lembro da primeira vez que o preparei
, em uma forma de vidro alta; o bicho demorou um bocado para assar e só podia ser comido com garfo e faca, de tão alto, como este da foto ai de cima, mas ficou delicioso. Hoje prefiro fazê-lo em uma assadeira grande, para que fique mais baixo, assim posso comê-lo com as mãos.

Abro a geladeira, tiro a cebola e a abóbora assada, que baixei do congelador ontem. Coloco um litro de água para ferver, pego um refratário de vidro grande e procuro o trigo para quibe. Peso 250g direto no refratário. Água fervente sobre os grãos e cubro o refratário com um prato. Pego o timer e giro para uma hora, o tempo dos grãos ficarem hidratados.

Volto à cozinha depois de uns 45 minutos e começo a preparar o resto da receita. Aqueço o forno à temperatura alta, e procuro uma tigela para pesar a abóbora, preciso de 400g. descasco e ralo duas cebolas roxas. Separo a noz moscada, o lalador, o moedor com temperos, o azeite e o sal. Já fiz sem as nozes e ficou maravilhoso, mas já que fui à zona cerealista essa semana e comprei tudo o que tinha direito, abro o armário e tiro o seu vidro para fora. Alcanço um pilão com socador e quebro um punhado de nozes em pedaços menores; nem farinha de nozes nem pedaços grandes, quero algo agradável de se mastigar no meio de um quibe. Ralo e moo os temperos; acrescento sal e  azeite. O timer soa; o trigo está pronto.

Pego um pano limpo e coloco algumas colheradas do trigo hidratado bem no centro dele; junto as pontas e vou torcendo tudo, para tirar o excesso de líquido dos grãos. Torço sem dó e repito esse processo com todo o trigo. Misturo os ingredientes e provo a massa. Nesse ponto o sabor dos temperos tem de estar mais forte do que o que eu espero sentir quando for comer o quibe; ele sempre fica mais suave depois de assar. Falta um pouco de noz moscada.
 
Gosto de fazer essa receita em potinhos individuais, para congelar. Às vezes coloco parte da massa em uma assadeira média e parte em pequenos potinhos, assim tenho o melhor dos dois mundos. Mas hoje é quinta sem lei, família ao redor da mesa pede uma grande assadeira fumegante, não pequenos potes individuais com porção controlada, isso é para dias comuns! Pego uma assadeira grande, embaixo da pia, e unto-a com azeite. Coloco a massa na assadeira, deixo-a nivelada e faço um desenho, com a ajuda de uma espátula. A massa está mole, não há nada para cortar, mas esse desenho fará com que cada parte seja única; cada quibe terá laterais crocantes, e não apenas a base e o topo, logo será fácil de tirá-lo da assadeira como um pedaço, não ficará mole e instável.
 
Um fio de azeite sobre a massa. Diminuo a temperatura do forno para média e asso-o por aproximadamente uma hora, ou até que sua superfície fique dourada e crocante. Um dia, com pressa, liguei o fogo no máximo, assei-o por uma hora e ele saio perfeito, mas o meu forno é louco... O fato é que esse tempo irá variar de acordo com o tamanho da assadeira; quando vou servi-lo no dia seguinte, ou mesmo no jantar, asso-o com antecedência, mas deixo para dar essa dourada quando for aquecê-lo, para que não fique ressecado.

Jantamos quibe com salada de grão de bico, tomate, cebola e rabanete, algumas folhas de rúcula e um molho à base de tahine, feito com com limão, azeite, alho, água e sal. Nós quatro comemos bem, mas essa receita rende muito; sempre sobra para o dia seguinte... 

É sexta-feira; enquanto aqueço os pedaços de quibe na chapa de ferro, para que a crosta fique crocante, preparo um potinho de feijões com tomate, azeite e folhinhas de tomilho, para acompanhar.

#Restodontè
Quibe de abóbora
  • 250g de trigo para quibe
  • 1l de água fervente
  • 400g de abóbora em purê - uso a cabochan
  • 1/2 xícara de nozes - já fiz com e sem, e sempre fica bom
  • 2 cebolas grandes raladas 
  • 1 colher (sopa) de sal
  • 1 colher (sopa) de noz moscada ralada
  • 2 colheres (sopa) de sementes de coentro, cominho e feno grego moídas 
  • 1 colher (sopa) de azeite + 2 ou 3 colheres para regar o quibe
  • hortelã seca - já fiz com e sem
 Pode ser congelado em forminhas individuais, para facilitar os dias corridos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E você, qual é a sua bandidagem?