sábado, 20 de julho de 2013

focaccia de mandioquinha MUITO DIFERENTE, sopa e bolo com maçãs assadas #ComidaPraViagem

Somos dois ciganos loucos que sempre chegamos carregados a casa das pessoas... Pois bem, eu tenho mania de fazer sopa, principalmente quando posso usar a desculpa do frio, porque além de ser fácil, posso usar o que tenho na geladeira, acrescentar temperos, separar um queijo e está perfeito. Pode parecer um problema ter uma panela de sopa chacoalhando no seu porta-malas, mas se ela estiver bem fechada, com fita, papel filme e um pano prendendo a tampa, nada de mal irá acontecer; digo com a propriedade de quem sempre tem uma grande ladeira no caminho!

Junto com a sopa, levo um pão e uma salada. Quando não consigo assar um dos meus, compro um bom filão em uma das tradicionais padarias italianas que tenho perto de casa; mas nesse dia eu quis testar uma receita incrível de um cara por quem estou apaixonada. Esse é o pão de mandioquinha mais fácil do mundo, porque basta bater a mandioquinha com a água na qual ela foi cozida, adicionar os demais ingredientes e esperar que fermente. Não tem sova, não tem que amassar batata; para quem tem problemas com lactose, mais essa: não leva manteiga!

Como comecei a cozinhar tarde, me programei para que a segunda fermentação ocorresse durante o caminho, assim poderia assar o pão na casa dos nossos amigos. Imagine o que é, para quem não cozinha muito, ter a sua casa invadida por aquele perfume de pão assando... Foi um verdadeiro show!

SOPA

Para a sopa, refoguei cebola e um talo de salsão, adicionei alho fatiado, tomilho e orégano frescos e alho poró (apenas a parte mais escura, não o bulbo), seguidos de batata, mandioquinha e mandioca. Adicionei um potinho de caldo de feijão, que tinha congelado, sal e completei com água. Tampei a panela, esperei que a água fervesse, abaixei o fogo e deixei que cozinhasse. Quando tudo já estava cozido e a sopa havia esfriado um pouco, bati tudo no liquidificador e corrigi o sal.



PÃO

Fiz uma focaccia de mandioquinha adaptando esta receita esta tradicional, feita de batata,. Vale a pena dar uma olhada no link, mesmo se você não entende uma palavra em italiano, porque os vídeos são imperdíveis; dá vontade de correr para a cozinha e começar a assar um pão, qualquer um!

As quantidades abaixo são para uma assadeira de 33x40cm, mas o Vittorio coloca uma tabela na qual essa medida pode ser substituída pela da assadeira que você tem em casa; só tinha visto isso nos meus livros mais profissionais, e tive de dar ainda mais um ponto para esse site.
  • 600g água
  • 600g farinha de trigo
  • 200g mandioquinha
  • 7g sal
  • 4g açúcar
  • 8g fermento biológico seco (ou 25g do fresco)

1. Coloque a mandioquinha descascada e picada na água, tampe a panela e cozinhe-a por aproximadamente dez minutos, tomando cuidado para não ficar abrindo a tampa a todo o momento, pois a água que está na panela será usada na receita. Após, use um mix para processá-la, junto com a água, e reserve essa mistura por aproximadamente uma hora, até que esfrie.
2. Misture o fermento e o açúcar na mistura de mandioquinha.
3. Acrescente metade da farinha e misture bem.
4. Acrescente o sal apenas neste momento, para que não entre em contato direto com o fermento, e mexa bem.
5. Acrescente o restante da farinha e misture muito bem a massa, por dois ou três minutos, até que toda a farinha tenha se integrado à mistura.
6. Unte um recipiente com azeite, passe a massa para dentro dele e tampe-o. Esse recipiente tem de ser grande, pois a massa duplica.
7. Deixe a massa fermentar a uma temperatura de 25º, de duas a três horas, ou até que dobre de tamanho.


Depois da primeira fermentação, a massa dobra de volume e continua bastante úmida.

8. Unte a assadeira com azeite; se preferir, pode untá-la com manteiga.
9. Deite a massa na assadeira untada, coloque um pouco mais de azeite por cima e use as mãos para abri-la, até que cubra todo o fundo.
10. Coloque um pouco mais de azeite sobre a massa, faça os tradicionais buracos, com a ponta dos dedos cubra-a com um pano e deixe que fermente pela segunda vez, a 25º,  por cerca de uma hora.
11. Pré-aqueça o forno a 200º e asse a focaccia, por 20 ou 30 minutos.



BOLO

De sobremesa, repeti a receita do bolo de gengibre, adicionando tâmaras picadas e um toque de cardamomo, porque achei que essa receita tinha muitas coisas em comum com aquela do bolo de tâmaras, e o resultado foi incrível! Para acompanhar, aproveitei o calor do forno para assar algumas maçãs; apenas cortei-as, adicionei vinho do porto, canela e uma pitada de açúcar, e deixei no forno médio baixo. O perfume chegou à mesa na hora certa, como se nos chamasse para a sobremesa...

 
#Comida Para Viagem
  • salada - folhas, tomates e talos de erva doce
  • molho para a salada - mostarda, azeite, alcaparras, alho, pimenta do reino, limão, água e tapenade verde
  • sopa
  • guarnição da sopa - tapenade preta, ervas frescas e molho de pimenta
  • focaccia
  • bolo
  • acompanhamento do bolo - maçãs, canela, vinho do porto - para assar durante o jantar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E você, qual é a sua bandidagem?