sexta-feira, 22 de março de 2013

Baião de dois do oriente, com manga verde #ParaDiasCorridos


É incrível como eu gosto de uma receita bandida, daquelas feitas com o que se tem à mão, de forma prática e sem sujar muita louça. O resultado é sempre algo incrivelmente saboroso, perfumado e único, que dificilmente será reproduzido. Minhas sopas normalmente são assim; uma diferente da outra, uma melhor do que a outra.

Abro a geladeira... Tenho arroz e feijão já cozidos, abóbora assada e uma manga verde.
Arroz e feijão é um baião de dois, mas eu quero algo diferente; abro o armário e pego um vidro de leite de coco, abro o outro e desço o organizador com os temperos para ver o que me chama a atenção. O que passa pela minha cabeça é algo tão simples que provavelmente pode ser preparado até mesmo no microondas, mas como a minha bandidagem ainda tem limites, aqueço uma frigideira antiaderente pequena e adiciono, além dos grãos cozidos e da abóbora, tomate,  manga verde, uma fava de cardamomo, um pouco de curry em pó,  um punhado de coentro fresco picado e uma colher de sopa de leite de coco. Sementes de coentro, cominho e feno grego moídas dão um tempero delicioso; pimenta fresca cairia bem, mas estou sem nenhuma, então coloco algumas gotas de um bom molho e está tudo resolvido. Acendo o fogo e adiciono um pouquinho de água; em poucos minutos tudo está fumegando e só preciso mexer os ingredientes, vez ou outra, para ajudar o tomate a se desfazer e umedecer o prato. Desligo o fogo e adiciono mais um pouco de coentro fresco. Provo e me lembro de que esqueci de colocar sal. Pego minha tigelinha predileta, finalizo com um fio de azeite e a certeza de que se não ficar feliz com isso, sou definitivamente um caso perdido.


No dia seguinte repito a dose, com um pedaço de pimentão verde cortado em tirinhas; ficou diferente e tão maravilhoso quanto o primeiro. Continuo repetindo a dose, com ou sem abóbora, ralando noz moscada ou colocando folhas de louro, adicionando espinafre e folhinhas de tomilho, trocando o feijão por grão de bico, o arroz por quinoa, o curry por açafrão...

      Baião de dois do oriente, com manga verde
      para 1 prato moderado 
  • 3 colheres (sopa) de arroz integral cozido
  • 3 colheres (sopa) de feijão/fava/grão de bico cozido (a)
  • 3 ou 4 colheres (sopa) de abóbora assada 
  • 1 tomate maduro em cubos
  • 1 colher (sopa) de leite de coco
  • 1 fatia de manga verde, em cubos
  • 1/2 pimentão pequeno cortado em fatias 
  • 1 fava de cardamomo aberta, ou uma pitada de cardadomo em pó
  • um punhado de coentro fresco picado
  • pimenta fresca picada ou gotas de molho de pimenta
  • algumas pitadas generosas de curry
  • azeite, sal e mais um um pouco de coentro fresco, para servir

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E você, qual é a sua bandidagem?